O conselheiro aposentado do Tribunal de Contas Rafael Iatauro e futuro chefe da Casa Civil recebeu ontem o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, no plenário da Assembléia Legislativa. O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB), propositor da homenagem, em seu discurso afirmou que a homenagem foi uma questão de justiça. Estiveram na sessão o vice-governador Orlando Pessuti, o desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, o conselheiro Heinz Herwig e o procurador-geral da Justiça, Milton Riquelme de Macedo.
"É a recompensa que este Parlamento oferece pelos seus longos anos de serviços prestados à sociedade paranaense", disse Cartário. Segundo ele, Iatauro reúne toda uma história de trabalho, honestidade, eficiência e é dono de uma extraordinária visão de futuro.
Em seguida, Iatauro falou de improviso, o que justificou dizendo que queria falar com o coração. Agradeceu a homenagem e elogiou a atual administração do governo do Estado. "É uma honra ser um cidadão honorário de uma terra como esta, que tem um Parlamento sério e um governo que não rouba e nem deixa roubar", disse o homenageado.
Detentor de vasta experiência na vida pública, Iatauro foi presidente do Tribunal de Contas em 1973, sendo reeleito em 1974, voltando ao cargo em 1992, reelegendo-se mais uma vez em 1993.


