Horário eleitoral gratuito está no ar

Os candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba abriram ontem o horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, que se estenderá até o dia 30 de setembro. Dividido em dois blocos de meia hora cada, além de inserções curtas ao longo do dia, os programas são veiculados às 7h e às 12h no rádio e às 13h e às 20h30 na TV.

O programa de ontem foi aberto por candidatos do PT do B, cujos registros estão ainda subjudice. A coligação Tá na Hora Curitiba, que tem o maior tempo, não mostrou sua chapa de postulantes à Câmara. Preferiu apresentar depoimentos em favor de seus candidatos, entre eles o do presidente do diretório nacional do PT, José Genoino, do presidente da Binacional Itaipú Jorge Samek, do presidente da Paraná Esporte Jorge Gomide (PC do B), do presidente do PCB, Wilson Previdi, do secretário-geral do PMDB, Luiz Cláudio Romanelli, e do próprio candidato à prefeito Angelo Vanhoni. Os discursos enalteceram os benefícios que a harmonia entre governos municipal, estadual e federal podem trazer a cidade. Tudo embalado pelo jingle de campanha e vinhetas sobre a cidade.

O PFL optou por uma linha semelhante. Destinou seus pouco mais de quatro minutos ao prefeito Cassio Taniguchi, que falou sobre a importância da sintonia entre a Câmara Municipal e a Prefeitura e sobre o trabalho que vem sendo realizado por sua gestão, tendo ao fundo uma equipe – composta também por vereadores e candidatos – trabalhando. Nos moldes de um dos programas produzidos pelo publicitário Duda Mendonça para a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

A coligação Curitiba Melhor Pra Você, de Beto Richa, ocupou seu espaço de forma convencional, com os candidatos pedindo votos, intercalados por vinhetas. No segmento destinado ao PDT, que integra a coligação, falou o presidente do partido, senador Osmar Dias. O PV aproveitou o curto espaço de tempo apresentando seus candidatos no Bosque João Paulo II.

Jamil Nakad, que já disputou até o governo do Estado, repete os bordões de campanhas passadas, como “Chega dos mesmos!”, desta vez na luta por um mandato de vereador. Duas siglas nanicas, o PTC e o PMN, deixaram de apresentar seus candidatos para centrar fogo no governo federal. O PTC mostrou o avião adquirido pelo governo Lula e disse que o dinheiro usado para isso – R$ 172 milhões – daria para comprar 86 milhões de quilos de feijão. Encerrou o curto espaço com uma charge mostrando Lula, o governador Roberto Requião e o candidato Ângelo Vanhoni dentro da aeronave.

Prefeito

Obedecendo a alternância definida pela legislação eleitoral, hoje são os candidatos majoritários que utilizam o horário eleitoral gratuito. O primeiro a apresentar suas propostas será o tucano Beto Richa. Os partidos que ficaram com tempos menores prometem usar a criatividade para compensar e marcar suas mensagens junto ao eleitorado.

Coligação pede quebra de sigilos do PTC e do PMN

A coordenação jurídica da coligação Tá na Hora,Curitiba! vai propor investigação e pedir a quebra do sigilo bancário dos dirigentes municipais do PTC e do PMN. Segundo os advogados, os dois partidos abriram mão de apresentar propostas e preferiram usar o tempo do horário eleitoral gratuito na televisão para atacar a candidatura de Angelo Vanhoni (PT).

A coligação propôs ontem cinco representações à 4.ª Zona Eleitoral, todas referentes ao horário eleitoral gratuito no rádio. Uma delas contra o uso pela Coligação Curitiba Melhor Prá Você e por seu candidato a prefeito Beto Richa do horário destinado à propaganda dos candidatos a vereador para promover o candidato a prefeito. Aparecem também como representados o PSL, a coligação PDT/PAN/PRONA, a coligação Socialismo com Liberdade, Partido Progressista e Partido da Social Democracia Brasileira (um em cada representação).

Em todos os casos a Coligação Tá na Hora Curitiba requereu a concessão de liminar para impedir a reapresentação dos programas. O juiz da 4ª Zona Eleitoral, Marco Antonio Antoniassi, concedeu liminar em todas elas.

A assessoria jurídica da coligação Curitiba Melhor Pra Você, de Beto Richa, também prepara representações que deve apresentar hoje à Justiça eleitoral. Uma delas contra a coligação Tá na Hora, Curitiba, pelo uso do horário destinado aos candidatos a vereador na televisão para promoção do candidato à prefeito, e outra contra o PFL, pela mesma razão e também para propaganda da atual administração.

“Laranja”

“Estamos reunindo elementos para provar que os partidos estão vendendo seus espaços na televisão e rádio para terceiros e sendo utilizados para fazer jogo sujo contra Vanhoni”, disse Guilherme Gonçalves, coordenador jurídico da coligação Tá na Hora, Curitiba, sobre a ação contra o PTC e o PMN.

Ele lembra que o artigo 55 da legislação eleitoral proíbe o uso e montagem de trucagens para degradar a imagem de qualquer candidato, sujeitando o partido à perda do dobro do tempo utilizado para a propaganda ilegal: “É preciso descobrir a serviço de quem eles estão agindo, já que demonstram não ter qualquer interesse em fazer campanha com propostas para Curitiba. O interesse deles passa longe disso e, mais uma vez, estão dispostos a fazer o serviço sujo”, observou o advogado.

O PTC já foi utilizado como “partido-laranja” do então candidato ao senado Tony Garcia (PPB), nas eleições de 2002. O partido está respondendo a uma investigação judicial eleitoral, que será julgada em setembro, em Brasília. (SCP)

Voltar ao topo