Heloísa volta defender apoio do PSOL a Marina

A ex-senadora e atual vereadora por Maceió Heloísa Helena (PSOL) disse hoje, em entrevista a uma emissora de rádio local, que vai convocar um congresso extraordinário do partido para rever a escolha de Plínio Arruda Sampaio como pré-candidato à Presidência nas eleições deste ano. “Aceito a decisão da base partidária e não da cúpula”, afirmou Heloísa. Para ela, o PSOL deveria apoiar a candidatura da senadora Marina Silva (PV).

“O partido poderia dar uma contribuição enorme ao País se colocasse em pauta as propostas sobre o desenvolvimento sustentável que a senadora Marina Silva quer colocar com a sua candidatura à Presidência”, afirmou Heloísa, que é presidente nacional do PSOL, mas perdeu o controle do partido. “É triste. Você constrói a casa e chega alguém, que não fez nada pela construção, e quer tomar essa casa”, disse.

Heloísa defendia a pré-candidatura do goiano Martiniano Cavalcante, mas o partido escolheu Plínio Sampaio. A escolha ocorreu no sábado durante a 3ª Conferência Nacional do PSOL, realizada na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em protesto, Martiniano não compareceu e o ex-deputado federal Babá retirou sua candidatura em favor de Sampaio, eleito por unanimidade pelos 90 delegados presentes.

A vitória de Plínio Sampaio, que é promotor público aposentado e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), provocou um racha no PSOL. Por isso, a grande missão dele é unir o partido, caso contrário sua candidatura será inviabilizada. Ele foi três vezes deputado federal, secretário de Estado e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2006, candidatou-se ao governo de São Paulo pelo PSOL e ficou em quarto lugar.