Gurgel defende plebiscito sobre reforma política

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defendeu nesta segunda-feira a realização de um plebiscito para tratar de uma reforma política no País. O comentário foi feito após audiência com o vice-presidente Michel Temer.

“Vejo que é muito positiva a preocupação da presidenta (Dilma Rousseff) em, de alguma forma, escutar a população, ouvir a sociedade. E, para isso, me parece que o mais importante é o plebiscito”, afirmou Gurgel a jornalistas. Para o procurador-geral da República, o plebiscito é importante “para que se conheça a posição da sociedade a respeito de uma série de temas que são relevantes”. “Isso é o que me parece essencial”, disse.

Em discurso feito na segunda-feira, 24, a prefeitos e governadores em reunião emergencial no Palácio do Planalto, a presidente propôs a convocação de um plebiscito para o “funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o País tanto necessita”. De acordo com vice-presidente Michel Temer, Dilma fez referência a um plebiscito, e não à convocação de uma assembleia constituinte específica para fazer a reforma política.

PEC 37

Questionado sobre os protestos que tomam conta das principais cidades do País – e que levantaram, em muitos casos, a bandeira contra a PEC 37 -, Gurgel afirmou que o tema “sensibilizou” a população brasileira.

“O que eu posso dizer e já falei é que é claro que o Ministério Público viu com satisfação que a PEC 37 e os riscos, que ao ver do Ministério Público decorreriam de uma eventual aprovação, sensibilizaram a população brasileira, a opinião pública. O importante é que a sociedade brasileira esteja consciente da importância do tema”, afirmou.