Grupo pede que Carvalho dispute presidência do PT

Dirigentes nacionais e regionais do PT, liderados pelo presidente nacional da sigla, deputado Ricardo Berzoini (SP), começaram a colher assinaturas para um manifesto pedindo ao chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Lula, Gilberto Carvalho, que saia candidato à presidência do partido. Apesar de Lula ter manifestado que prefere manter Carvalho onde está, os signatários do documento dizem que esta é a melhor opção para conduzir a legenda em meio ao processo eleitoral do ano que vem.

“Pedimos ao companheiro Gilberto Carvalho que represente, nesse processo, todo o sentimento de unidade e coesão construídos nesta gestão, apresentando sua candidatura para a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores”, diz o texto, intitulado Unidade do PT para vencer 2010. “Quem estiver à frente da histórica tarefa de presidir o PT em 2010 deve promover a coesão interna, costurar alianças nacionais e regionais e levar o embate eleitoral para o terreno ideológico. Para nós, o nome que reúne as melhores condições para desempenhar esse papel é o do companheiro Gilberto Carvalho.”

O manifesto começou a ser divulgado internamente no fim da semana passada. O texto destaca a proximidade entre Carvalho e a Igreja, assim como sua trajetória no partido. Fala ainda de seu “perfil unificador e conciliador”. Apesar de a eleição interna do PT só ocorrer em novembro, as correntes internas têm até o meio do ano para apresentar candidatos. Até agora, Carvalho não se colocou formalmente para a disputa, mas acompanha de perto os preparativos.