Mobilização

Grupo de mulheres contra Bolsonaro no Facebook já tem mais de 1 milhão de membros

Foto: Reprodução/Facebook

Criado há menos de uma semana, o grupo privado Mulheres Unidas Contra Bolsonaro ultrapassou a marca de 1 milhão de membros no Facebook na madrugada desta quarta-feira (12). Em post publicado logo após a “virada”, uma das integrantes do grupo, Ludimilla Teixeira, comemorou a notícia: “Então somos 1 MILHÃO, um milhão de vozes que gritam e exigem serem ouvidas, somos um milhão de olhos que miram um futuro que nos contemple, um milhão de braços erguidos pela luta, um milhão de corpos que existem e resistem, de corpos que não aceitam serem violados, deixados de lado. Somos um milhão de MULHERES que não performam o papel de coadjuvantes! SOMOS PROTAGONISTAS, SENHORAS DE NOSSOS DESTINOS!”, escreveu.

+Leia mais: A facada em Jair Bolsonaro saiu pela culatra

Na mesma publicação, ela continuou: “Queremos alguém que nos represente, que esteja de acordo com nossas necessidades, com nossas pautas! Não aceitaremos menos, NENHUMA A MENOS, POIS JUNTAS SOMOS MAIS FORTES! O primeiro milhão de mulheres contra o Bolsonaro! É uma marca histórica em meio a tantos retrocessos e perseguições políticas! Estamos muito felizes de poder fazer parte deste momento, não está sendo fácil, mais aos poucos vamos conseguir mudar a realidade. Que esse marco seja também uma homenagem a nossas antepassadas, que com muita luta conseguiram colocar a mulher como ser político dentro da sociedade. Nosso discurso não bate, argumenta, não pune … ensina!”.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Do que se trata o grupo?

Na descrição do grupo, as moderadoras explicam qual a função dessa reunião virtual da seguinte maneira: “Grupo destinado a união das mulheres de todo o Brasil (e as que moram fora do Brasil) contra o avanço e fortalecimento do machismo, misoginia e outros tipos de preconceitos representados pelo candidato Jair Bolsonaro e seus eleitores. Acreditamos que este cenário que em princípio nos atormenta pelas ameaças as nossas conquistas e direitos é uma grande oportunidade para nos reconhecer como mulheres. Esta é uma grande oportunidade de união! De reconhecimento da nossa força!
O reconhecimento da força da união de nós mulheres pode direcionar o futuro deste país! Bem-vindas aquelas que se identificam com o crescimento deste movimento”. E ainda informa que o grupo é destinado somente a mulheres (cis ou trans).

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Reação em apoio ao candidato

Ao saberem do grupo criado contra o candidato do PSL, apoiadores de Bolsonaro criaram outro espaço virtual a favor dele,  também no Facebook, batizado como Mulheres Unidas A FAVOR de Bolsonaro. No entanto, o grupo está longe do 1milhão de membros do adversário, com 38 mil integrantes. Além disso, apesar do nome do grupo, apenas três dos 12 moderadores do grupo são mulheres. E, para participar da discussão, é necessário antes curtir a página Bolsonaro Herói Nacional.

Bolsonaro lidera com 26,6%, aponta levantamento do Paraná Pesquisas