Grupo faz levantamento de carências municipais

O governador Roberto Requião se reuniu ontem, no Palácio Iguaçu, com um grupo de arquitetos, urbanistas e secretários de Estado para discutir políticas de desenvolvimento urbano para os 399 municípios paranaenses. Ficou definido que o grupo deve se reunir novamente na próxima terça-feira e terá um prazo de 45 dias para fazer um levantamento das principais carências dos municípios e elaborar um projeto de desenvolvimento urbano para o Paraná. Depois, os municípios serão incentivados a elaborarem seus próprios planos diretores de desenvolvimento, podendo assim trabalhar de forma integrada com a equipe estadual.

Segundo o governador, atualmente apenas dezenove municípios paranaenses possuem planos diretores aprovados, um número que foi considerado absurdamente pequeno pelos presentes. Requião conta que o plano de desenvolvimento urbano do Paraná deve ser elaborado cam base nas necessidades prioritárias dos municípios.

“A idéia é resgatar a cidadania das populações menos favorecidas. O projeto deve estar vinculado à melhoria da qualidade de vida através, entre outras coisas, da geração de emprego e do combate à pobreza”, declara. “Em alguns municípios, percebemos a presença de obras de grande beleza plástica, mas a ausência de sistemas de esgoto e calçadas. Trabalharemos com as necessidades emergênciais.”

Serão priorizadas regiões deprimidas do Estado. Delas, fazem parte 163 municípios que, nos últimos anos, perderam população. “A idéia é investir na área social e criar condições de emprego e habitação para que as populações destes municípios deixem de procurar outros locais para viver”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Renato Adur. “Depois que o grupo de arquitetos, urbanistas e secretários definir o que deve ser feito, queremos conjugar esforços e fazer com que os municípios voltem a se desenvolver.” A Secretaria deve dar suporte para que os municípios possam eleger suas prioridades e elaborar seus próprios planos diretores, evitando a dispersão de recursos.c

Voltar ao topo