Grupo de parlamentares viajará à Cisjordânia

Representantes da Liga Parlamentar Brasil-Árabe irão até Cisjordânia ainda este ano. O objetivo da visita é solidarizar-se ao povo palestino que luta para ter de volta seu território, ocupado por Israel em 1967. Recentemente, o descontentamento palestino aumentou pelo fato de Israel estar construindo um muro segregando os territórios ocupados. Entre os parlamentares que participam da Liga está o vereador de Curitiba, Paulo Salamuni (PMDB), que esteve ontem em Brasília reunido com o embaixador palestino no Brasil, Musa Amer Odeh. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e José Sarney já fizeram parte da Liga enquanto ocupavam cargos no Legislativo.

Salamuni destacou que os deputados federais Gustavo Fruet (PMDB), Florisvaldo Rosinha Fier (PT) e Luiz Carlos Hauly (PSDB) também estão engajados na causa palestina. O vereador contou que parlamentares de todo o mundo solidários à causa palestina estão visitando o local do conflito. “Estamos organizando uma abaixo-assinado para ser enviado à Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos que Israel cumpra as resoluções da ONU e crie o Estado Palestino. Queremos que a construção desse muro também seja julgada no Tribunal de Haia”, afirmou.

Segundo o embaixador palestino, a convivência entre palestinos e judeus na área do conflito até que é boa. O fator complicador é o Exército e o governo israelenses, apoiados e armados pelo governo norte-americano. Musa Amer Odeh caracteriza o premier israelense Ariel Sharon como um criminoso. Há oito anos e meio no Brasil, Musa se diz agradecido ao apoio que o País dá à causa palestina.

Voltar ao topo