Paz

Greve geral acabou em Curitiba sem grandes incidentes

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Com atos previstos em mais de 170 cidades, a greve geral de junho de 2019 reuniu manifestantes convocados pelas centrais sindicais e movimentos de oposição à reforma da Previdência e aos cortes na educação na sexta-feira (14). Era esperado forte impacto no trânsito das grandes cidades.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Apesar de haver o anúncio de que os ônibus não parariam em Curitiba, houve algumas movimentações contrárias. Parte dos ônibus não entrou em circulação e a espera por linhas que passam regularmente de 15 em 15 minutos chegaram a uma espera de 40 minutos pela manhã. Na “hora do rush”, os veículos trafegaram normalmente, com eventuais atrasos.

Durante a tarde, o trânsito na cidade foi lento ao lado da Praça Santos Andrade, onde houve manifestações e discursos em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles se deslocaram por outras vias no Centro e chegaram a fazer colunas de fogo em alguns locais. Veja a cobertura completa da greve geral em Curitiba. Além disso, diversos outros pontos da cidade tiveram bloqueios causados por manifestantes. Entre as estradas que foram fechadas estão a BR-277, a BR-476 e o Contorno Sul.

No fim da manhã, diversas classes como servidores municipais e estaduais, professores, policiais e bombeiros se reuniram em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, para protestar. Eles saíram em caminhada de lá até a Praça Santos Andrade, no Centro. No começo da tarde, a caminhada continuou da praça até a Boca Maldita, no calçadão da Rua XV de Novembro.

A população voltou a sentir os efeitos da paralisação no fim da tarde, quando as filas nos terminais de ônibus voltaram a se acumular. Assim como no começo da manhã, muitas linhas acabaram afetadas, mas desta vez devido à movimentação dos manifestantes pelo centro da cidade.

Os atos foram encerados pouco depois das 20 horas, com uma série de discursos feitos por militantes contrários ao governo na Boca Maldita.

Briga entre conhecidos termina em morte na Grande Curitiba