Governo usa informação para proibir transgênicos

O governador Roberto Requião (PMDB) decidiu “bombardear” os deputados estaduais com informações recolhidas junto à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para tentar garantir na próxima terça-feira, dia 14, a aprovação do projeto que proíbe o plantio, transporte e distribuição de produtos geneticamente modificados no Paraná.

Com a sua base de apoio rachada em torno do assunto e a oposição contra a proposta, o governador encaminhou para os 54 deputados estaduais cópias de um questionário respondido pelo presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, sobre a segurança dos produtos transgênicos e os riscos para a saúde. As perguntas foram feitas por lideranças do Movimento Via Campesina, que apóia a posição do governador em defesa da classificação do Paraná como área livre de transgênicos.

No questionário, o presidente da Embrapa disse que não tem condições de garantir que a soja transgênica é inofensiva à saúde humana. Informa que a Embrapa concentra suas pesquisas no processo de adaptação das sementes transgênicas e admite que a empresa não tem um corpo de cientistas da área médica para estudar os riscos dos transgênicos sobre os seres humanos.

Com esses dados, o governador espera despertar o que sua assessoria chama de “bom senso” dos deputados e derrubar as resistências à aprovação do projeto. A explicação é que boa parte dos deputados têm base eleitoral em regiões agrícolas e estão sob influência de um poderoso lobby de produtores que vêem no cultivo de grãos transgênicos a salvação de sua lavoura.

Obstrução

Desde que o governo federal editou a medida provisória liberando o plantio da soja transgênica na safra deste ano, a tramitação do projeto de autoria do deputado Elton Welter (PT) está emperrada. A proposta foi aprovada em primeira discussão, recebeu várias emendas e nunca mais voltou ao plenário. Na semana passada, um deputado do PMDB, Mário Bradock, e o porta-voz da oposição, Durval Amaral (PFL), pediram vistas ao parecer das emendas na Comissão de Constituição e Justiça.

A manobra para trancar a votação aconteceu um dia depois de o líder do governo, Ângelo Vanhoni (PT), ter anunciado que havia fechado um acordo com os líderes dos partidos aliados para aprovar o projeto que receberia uma emenda, liberando o transporte de produtos em passagem pelo Estado e restringindo a vigência da proibição a 2006.

O deputado Plauto Miró Guimarães (PFL ), contrário à proibição, disse que há uma tendência em aprovar a emenda do deputado estadual Augustinho Zucchi (PDT), que prevê a liberação dos produtos, mas estabelece ações de rastreamento sobre as culturas. “As entidades representativas dos produtores rurais estão em contato com os deputados. Achamos que a emenda do Zucchi é a melhor solução, embora cada um tenha sua posição individual”, disse o líder da bancada do PFL.

Voltar ao topo