Governo tenta emplacar Cartário na 2.ª Secretaria

O presidente da Assembléia Legislativa e candidato à reeleição, deputado Hermas Brandão (PSDB), o líder do governo, deputado Angelo Vanhoni (PT), e o candidato a 1.º secretário, deputado Nereu Moura (PMDB), tiveram ontem uma reunião com o secretário da Casa Civil, Caito Quintana, para tentar fechar a chapa única para a Mesa Executiva, que será eleita no próximo sábado (dia 1.º).

O impasse, agora, está na indicação da 2.ª Secretaria. O PDT postula a vaga, mas há uma tendência na composição governista de entregar o cargo ao deputado Geraldo Cartário (PSL), que representa o núcleo da futura oposição ao governo, reunindo frações do PFL, PTB e do PSDB. O grupo tem como integrante o atual 1º secretário, Valdir Rossoni (PTB), que desistiu da reeleição ao ser rejeitado pelos aliados do Palácio Iguaçu.

Numa reunião realizada também ontem à tarde, o PDT estadual decidiu que indicará um nome para a 2.ª secretaria na próxima sexta-feira (dia 31), véspera da eleição. A escolha deve recair sobre os deputados José Maria Ferreira, Vanderlei Iensen ou Augustinho Zucchi. Em nota oficial divulgada depois da reunião, que teve a participação do senador Osmar Dias e do presidente estadual do partido, Nelton Friedrich, o PDT informou que continua confiando em acordo anterior com o PMDB e Brandão que garantia ao partido a 2.ª secretaria.

A liderança do governo vai tentar convencer o PDT a trocar a 2.ª secretaria pela 2ª Vice-Presidência. Extra-oficialmente, a versão é de que o Palácio Iguaçu prefere ter o deputado Geraldo Cartário na 2.ª secretaria. O deputado apoiou a candidatura do governador Roberto Requião (PMDB) no segundo turno e sua indicação seira uma forma de atrair o grupo adversário para a base do governo.

Oficialmente, a explicação é que deve ser resgatada a tradição, que raramente foi respeitada nos últimos anos na Assembléia, de que a 2.ª secretaria cabe à oposição. O PDT, embora tenha sido o adversário do PMDB no 2.º turno da disputa para o governo do Estado, deverá compor a base do governo, já que pelo menos uma parcela da bancada vai se alinhar ao Palácio Iguaçu. Já o grupo que está bancando a candidatura de Cartário tem como um dos líderes o atual 1.º secretário, Valdir Rossoni (PTB), que deve ser um dos porta-vozes da oposição ao governo.

Pelo esboço do acordo que vem sendo costurado, três posições estão definidas. Além de Brandão na presidência, o PT indicou Natálio Stica para a 1.ª vice-presidência e o PMDB terá Nereu Moura como 1.º secretário. Os demais partidos dividem os demais seis cargos.

Voltar ao topo