Governo Requião prioriza o combate às drogas

A criação da Coordenadoria Estadual Antidrogas foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo secretário da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello. Ela será ligada diretamente ao gabinete do secretário e será destinada a estabelecer, implementar e difundir a política governamental desta área em todo o Estado. O nome do coordenador será definido nos próximos dias.

Entre as medidas da coordenadoria está a reformulação do Conselho Estadual de Entorpecentes do Paraná (Conen). Ele será ampliado e transformado em Conselho Estadual Anti-drogas do Paraná e contará com a participação efetiva da sociedade civil, da iniciativa privada e das igrejas.

A Escola Penitenciária será reformulada e ampliada para se tornar a Escola Paranaense de Estudos do Comportamento. Ela será a responsável pelo treinamento de técnicos em áreas estratégicas, como saúde mental, sexologia, criminologia, psicopatologia forense e dependências às drogas.

Outra inovação da coordenadoria será a ênfase nas ações municipalizadas, com treinamentos regionalizados em parceria com as instituições de ensino, integrantes dos Conselhos Municipais Antidrogas, dos Conselhos Tutelares das Crianças e Adolescentes. “Também vamos estimular a participação de voluntários que possam atuar como monitores antidrogas em instituições comunitárias”, explicou Parzianello.

Com essas medidas preventivas, ao lado dos outros órgãos do governo, a secretaria acredita em resultados imediatos. “As famílias paranaenses receberão deste governo o apoio que lhes dará segurança e confiança quanto ao futuro dos seus filhos, não vivendo mais sob o medo e a angústia”, garantiu o secretário.

Voltar ao topo