Governo recebe aval para compra de área do INSS no Cabral

Os deputados estaduais aprovaram ontem, 23, em primeira discussão, a autorização para o governo estadual abrir crédito especial de R$ 39,6 milhões para comprar do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) uma área no bairro Cabral, onde será construído o estacionamento e o jardim da futura sede do Centro Judiciário de Curitiba. Hoje, o projeto será votado em segunda discussão.

A área tem 191 mil metros quadrados. De acordo com informações da assessoria do governo, o Executivo pagará a metade do terreno que será ocupado pelo Judiciário, que está construindo o Centro na área que era ocupada pela Penitenciária do Ahu.

O Complexo Judiciário de Curitiba terá cerca de 213 mil metros quadrados que centralizará os trabalhos da Justiça Estadual de primeira instância, hoje distribuídos em 16 prédios alugados pelo Tribunal.

Os recursos para a aquisição do terreno virão do cancelamento de emendas parlamentares ao orçamento deste ano propondo a realização de programas e ações da Secretaria do Emprego e Trabalho e Cultura.

Alguns deputados questionaram a compra de uma área ocupada por construções irregulares e em que um grupo de famílias questiona na Justiça a posse do terreno pelo INSS. Governo e TJ sustentam que a área está em processo de regularização.