Governo quer agilizar combate à corrupção na polícia

O governo do Estado pretende combater com mais eficiência e rapidez a rede de crime organizado e a corrupção na polícia paranaense. Depois de uma reunião realizada ontem no gabinete do governador Roberto Requião – que acumula a função de secretário da Segurança Pública do Estado – o Ministério Público do Paraná decidiu designar um promotor de Justiça, integrante da Promotoria de Investigação Criminal (PIC), para, simultaneamente às investigações criminais, ajuizar as ações de improbidade administrativa cabíveis nos casos que envolvam corrupção policial.

“O objetivo é agilizar as ações judiciais criminais e cíveis através de um trabalho concentrado na PIC, dando respostas rápidas aos maus policiais”, disse a procuradora-geral de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.

Na ação de improbidade, é possível pedir o afastamento do agente policial envolvido em corrupção, o ressarcimento ao erário do montante desviado e até a perda do cargo.

Na reunião, foi deliberado também o aumento do número de delegados e de policiais civis e militares à disposição da PIC, na capital e, a partir de fevereiro, também no interior. “Com um efetivo maior e a breve descentralização de policiais com atuação exclusiva na PIC, será possível atuar de maneira mais eficaz no combate ao crime organizado”, disse a procuradora-geral.

Entre os presentes à reunião estava também o procurador da República, Guilherme Schelb, de Brasília, um dos mais destacados nomes na luta contra o crime organizado no Brasil. “O Paraná pode servir de exemplo no combate às organizações criminosas”, disse Schelb.

Requião recebeu, ainda, dos promotores, um relato sobre o encontro que reuniu no último fim de semana, em Belo Horizonte, representantes do Ministério Público dos 26 Estados para discutir mecanismos de ação contra as organizações criminosas. Além da limpeza da polícia, com o afastamento de policiais envolvidos em desvios de conduta, o combate ao crime organizado deve ser um dos principais alvos de Requião no comando da Secretaria da Segurança Pública.

Voltar ao topo