Governo prioriza social, afirma Requião

O governador Roberto Requião (PMDB) disse ontem em Curitiba, durante a reunião do secretariado, que a redução dos níveis de pobreza no Paraná é uma das suas prioridades. A orientação exigiu do Ipardes um completo diagnóstico econômico e social de todo o Estado para direcionar programas de apoio às regiões mais carentes.

“O Paraná, que não tinha um planejamento de ações para combater a pobreza, hoje conta com um amplo mapeamento das regiões mais necessitadas”, afirmou Requião. “Com esse diagnóstico, estamos levando investimentos e programas sociais com prioridade aos municípios mais pobres e às famílias mais necessitadas.”

Segundo a Secretaria Estadual do Planejamento e Orçamento, o direcionamento tem como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que apontou que, no início do atual governo, 289 dos 399 municípios paranaenses apresentavam o IDH inferior à média brasileira, que é de 0,764, um fato considerado inaceitável pelo governador.

Plano de governo

“Esses números representam mais uma conseqüência da ação nefasta da política neoliberal e de exclusão social que se consolidou no Estado e no País a partir de meados da década de 90”, criticou o governador. Requião disse ainda que a falta de planejamento estratégico e o desinteresse pelas demandas sociais cada vez maiores levaram a um quadro de abandono social da população do Paraná.

Apesar das dificuldades, o governador entende que vem revertendo esse quadro com programas sociais. No Plano de Governo para 2003-2006, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social assumiram um caráter mais amplo, passando a ser o eixo central sobre o qual tem se apoiado toda a ação governamental.

As regiões mais deprimidas do Paraná passaram a ser priorizadas não apenas pelos programas sociais do governo, mas, também, pelos investimentos em infra-estrutura e programas de atração de investimentos para a geração de novos empregos. Graças a essas ações, aponta Requião, o Paraná é hoje um dos líderes no País na criação de novas oportunidades de trabalho.

Voltar ao topo