Governo prepara proposta de reajuste para servidores estaduais

Nos próximos dias, o governo do Estado remeterá uma mensagem à Assembléia Legislativa propondo reposição salarial para todas as categorias de servidores públicos estaduais.

O líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse que a intenção é aprovar o reajuste até a última semana deste mês, para que possa ser pago já no salário que será depositado nas contas em 1º de maio, data-base dos servidores públicos estaduais, conforme projeto aprovado no ano passado.

O governo estuda conceder a reposição da inflação do ano passado sobre os salários dos servidores, o que corresponderia a uma correção próxima a 5%. Segundo Romanelli, o reajuste será linear, ou seja, na mesma proporção para todas as faixas. O líder do governo disse que a arrecadação de impostos permite ao governo contemplar ao funcionalismo. ?A arrecadação está bombando?, disse. Embora a legislação eleitoral impeça a concessão de aumentos salariais, desde ontem, como se trata de reposição de perdas e não aumento, o governo está autorizado a propor o reajuste.

Por enquanto, ainda não há definição se todas as categorias receberão o reajuste ao mesmo tempo ou se haverá um escalonamento no pagamento, como ocorreu em anos anteriores. Caberá às Secretarias da Administração, Planejamento, Fazenda e Procuradoria Geral definir como será feita a aplicação da reposição salarial.

Mínimo

Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a proposta do governo fixando o novo valor do salário mínimo regional, que varia entre R$ 527 a R$ 548. Na reunião da CCJ, o líder da bancada de oposição, Valdir Rossoni (PSDB), avisou que pretende apresentar uma emenda ao projeto do governo, estendendo o reajuste do salário mínimo, que é de cerca de 15%, aos salários dos servidores públicos estaduais. ?Nós somos favoráveis ao aumento do mínimo regional, mas desde que se faça o mesmo com os demais servidores. Para dar o bom exemplo aos empresários, o governador poderia começar em casa?, disse. 

Voltar ao topo