Governo não emitirá boleto do IPVA em 2010

As regras de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2010 foram aprovadas ontem, 6, sem mudanças na proposta do governo.

Uma emenda de deputados de vários partidos previa a ampliação de 5% para 10% no desconto para o pagamento à vista do imposto, mas, assim como outras cinco emendas, foram rejeitadas sob orientação da base do governo.

A alíquota de IPVA permanece em 2,5% sobre o valor de mercado dos carros de passeio. Para veículos de carga ou adaptados para gás natural veicular (GNV), a alíquota é de 1%.

A única mudança para o contribuinte será na forma de pagamento. O governo acabou com o envio do talão de recolhimento do imposto para a casa do proprietário do veículo. A explicação do governo é que o Correio não consegue localizar muitos proprietários.

Em 2010, o contribuinte poderá obter a guia de recolhimento no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda, www.fazenda.pr.gov.br, para pagamento em qualquer banco. Se não tiver acesso à internet, o proprietário pode ir até uma agência do Banco do Brasil e pagar o IPVA a partir do número do Renavam.

Os carros usados devem pagar IPVA menor em 2010. O motorista pagará até 15% menos de IPVA em 2010 por conta da desvalorização do automóvel usado após a redução do IPI.