Pagamento

Governo do Paraná vai adiantar metade do 13.º salário dos servidores

Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

O governador Beto Richa anunciou, nesta quarta-feira (16), que o governo vai adiantar uma parcela do 13.º salário dos servidores estaduais. Segundo Richa, 50% da remuneração do funcionalismo será depositado no dia 30 de novembro. O adiantamento representará um desembolso de R$ 800 milhões para o caixa do estado. No total, 280 mil servidores ativos, inativos e pensionistas vão receber o 13.º antecipado.

O anúncio, que foi feito no Palácio Iguaçu, acontece em meio à negociação do pagamento de reajuste geral e progressões e promoções ao funcionalismo estadual. Em um documento sobre as finanças estaduais enviado aos servidores por e-mail, o governo apontou que sete estados estariam sem recurso para o pagamento do 13.º e outros 12 estariam parcelando ou atrasando o pagamento mensal dos funcionários públicos.

“Porque fizemos a lição de casa temos condições hoje de valorizar os nossos servidores e investir para que o estado continue crescendo e garantindo cada vez mais destaque no cenário nacional”, disse o governador Beto Richa, afirmando que a medida também evidencia a saúde financeira do Paraná.