Governo do Estado mantém reforma tributária

O líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), disse ontem que não há possibilidade de recuo na proposta de minirreforma tributária.

Romanelli disse que algumas alterações poderão ser aceitas ao projeto, mas nenhuma que possa alterar o eixo da proposta, que reduz as alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de noventa e cinco itens e eleva o imposto de energia elétrica, cigarros, bebidas, telefonia e gasolina.

Romanelli minimizou as resistências ao projeto. Além dos deputados de oposição que questionam a elevação das alíquotas, mesmo na base aliada há dúvidas sobre a proposta.

A bancada do PT já questionou o aumento do ICMS para energia elétrica. Para o líder do governo, são posições que não terão efeito sobre o resultado final da votação.

“Eles vão votar no tempo certo para aprovar o projeto. Temos convicção de que a reforma é boa para os trabalhadores. O que há é mau humor da mídia com o governo”, comentou.

Romanelli cutucou os petistas. Atribuiu à falta do que chamou de uma “leitura atenta” da proposta as dúvidas levantadas pela bancada sobre o projeto. Na próxima sexta-feira, dia 14, em Guarapuava, será realizada nova audiência pública sobre a proposta.