Governadores do Sul são recebidos pelo presidente

O governador Roberto Requião (PMDB) e os também peemedebistas governadores do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, têm hoje uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes do encontro com o presidente, marcado para às 16h, entretanto, os três governadores vão almoçar com os deputados federais dos seus Estados para uma conversa política.

Os governadores devem reforçar a posição de apoio às reformas previdenciária e tributária de Lula e angariar a aprovação das suas bancadas às propostas. Lula precisa dos votos dos peemedebistas para aprovar seus projetos de reforma. Oficialmente, o encontro com Lula terá uma pauta essencialmente administrativa, cujo assunto principal é o alto custo do gás boliviano. Na reunião do Codesul, anteontem, em Florianópolis, os três governadores pediram ao ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, a interferência do governo federal para reduzir os preços do gás boliviano.

O ministro da Casa Civil foi à Florianópolis para pedir o apoio dos três peemedebistas ao projeto de reformas do governo. Requião, Rigotto e Luiz Henrique asseguraram a José Dirceu total e irrestrito apoio às propostas de mudança nas regras da previdência e tributária. Requião, sobretudo, deixou claro que esse apoio não está condicionado à participação no governo – assunto sobre o qual se debruça a outra ala do partido liderada pelo deputado e presidente nacional do partido, Michel Temer.

No almoço com os deputados, deve entrar também na conversa a sucessão na direção nacional do PMDB. O governador do Paraná integra um grupo que pretende renovar o comando do partido, na convenção marcada para setembro. Um dos nomes que Requião está sugerindo para substituir Temer na presidência do partido é o deputado federal paulista Aristodemo Pinotti. Requião está empenhado em construir um consenso para uma candidatura alternativa a Temer, que estaria pensando em concorrer à reeleição.

Voltar ao topo