Governador debate temas urbanos

O governador Roberto Requião reúne hoje, às 9h, no Palácio Iguaçu, arquitetos, urbanistas e alguns secretários de Estado, para discutir projetos e ações de desenvolvimento urbano para o Paraná. Segundo o secretário Renato Adur, do Desenvolvimento Urbano, “o objetivo do encontro é iniciar um debate democrático sobre os principais projetos e ações que o governo pretende desenvolver para ampliar e melhorar a infra-estrutura das cidades paranaenses, dentro de uma política de resgate da cidadania, voltada principalmente à população menos favorecida”.

O secretário acredita que essa troca de idéias e experiência dos profissionais convidados deverá contribuir para o aprimoramento das metas do Governo do Estado e para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento com diretrizes básicas para geração de emprego, renda e desenvolvimento municipal, pautado nas prioridades das comunidades e reivindicações mais urgentes do administrativo municipal.

Convidados

A iniciativa do evento é do governador e os secretários Renato Adur, Eleonora Fruet, do Planejamento, Luis Cláudio Romanelli, da Habitação e Edson Strapasson, da Secretaria Especial para Assuntos da Região Metropolitana estarão presentes.

Orlando Busarello, ex-diretor da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e ex-supervisor de planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luiz Forte Neto, também ex-presidente do IPPUC, Mirna Cartopassi Lobo, Luiz Henrique Cavalcanti Frangomeni, Reginaldo Cordeiro, Alcidino Pereira, Ênio Luiz Perin. Mirian Kracchychy, Karen Barreto Campêlo e Ronaldo Piazzalunga, técnicos do programa Paranacidade, são os arquitetos e urbanistas convidados pelo governador.

Questões básicas

A expectativa dos profissionais convidados para o encontro é que possam contribuir de forma significativa com o governo, apontando sugestões e sugerindo projetos. Para o arquiteto Orlando Busarello, por exemplo, os principais desafios do governo serão: minimizar o déficit habitacional no Estado, melhorar a circulação viária das cidades, além de resolver os problemas de abastecimento e coleta de esgoto em todo Paraná. Segundo ele, esses problemas só serão resolvidos de forma democrática com ações que envolvam o conjunto da sociedade. ” Não se criam soluções para uma cidade com ações de forma vertical. E nós estamos dispostos e contribuir e podemos ajudar a pensar o Paraná”, declarou Busarello.

Já o urbanista Luiz Forte Netto, que presidiu o IPPUC no final da década de 60, lembrou da necessidade de melhorar a infra-estrutura no litoral paranaense e resolver os problemas do “lixões” irregulares espalhados pelo Estado. “Aceitei o convite porque sei que será uma reunião importante e que poderei ajudar com minha experiência profissional”, ressaltou..

Voltar ao topo