O ministro Gilmar Mendes, do Supremo, condenou o ataque a faca contra o deputado Jair Bolsonaro (PSL), candidato à Presidência, ocorrido na quinta-feira, 6, em Juiz de Fora (MG). “Lamentável, deplorável”, definiu o ministro.

continua após a publicidade

“Acho que temos que combater a violência na política e contribuir para que haja uma disputa dentro de padrões civilizados”, recomenda Gilmar.

continua após a publicidade

Gilmar Mendes disse ter ficado perplexo com a facada em Bolsonaro. Ele observou que ‘vem advertindo’, em sua conta no Twitter, ‘para esse clima de conflagração’ na política.

continua após a publicidade

“Esses dias citei um livro da Vera Lúcia Bogea, ‘Morte na República’, sobre o assassinato do senador Pinheiro Machado, em 1915. “Venho advertindo para esse clima de conflagração e esse estímulo leva a isso.”

“Tenho dito que tem que haver uma certa prática de compreensão e tolerância, inclusive dos órgãos de mídia. Os órgãos de mídia são instrumentos que açulam. A mídia não foge à responsabilidade por esse tipo de situação”, afirmou.

Bolsonaro foi golpeado no abdome. Seu agressor, Adélio Bispo Oliveira, foi preso em flagrante. Disse ter agido ‘por conta própria’. O presidenciável foi operado e está fora de perigo.