Genoino vem tentar costurar acordo no PT

O presidente estadual do PT, deputado estadual André Vargas, informou ontem que o presidente nacional do PT, José Genoino, estará em Curitiba no próximo sábado, dia 1.º, para se reunir com as várias correntes do partido.

Genoino vai tentar a costura de um acordo entre os grupos dos pré-candidatos a prefeito de Curitiba, o deputado estadual Ângelo Vanhoni e o deputado federal Florisvaldo “Rosinha” Fier. Conforme Vargas, a vinda de Genoino a Curitiba é a primeira de uma rodada de conversas que o presidente nacional do partido fará para discutir candidaturas a prefeito no Estado.

Vargas disse que o esforço da direção nacional será para que se alcance um consenso em torno da indicação da candidatura de Vanhoni. “Nós estamos procurando fazer o consenso nas cidades governadas pelo PT e nas capitais. Acreditamos que em Curitiba há espaço para este acordo. O Rosinha tem legitimidade, assim como o Vanhoni, para postular esta candidatura. Mas nós avaliamos que o consenso deve ser em torno do Vanhoni pelo acúmulo da eleição passada”, disse o presidente do partido, que integra a mesma corrente de Vanhoni. Ele afirmou ainda que as prévias podem ser vistas como o “último recurso regimental” do partido para a escolha de candidatos.

Rosinha adiantou que não estará em Curitiba no próximo sábado. E que o combinado com a outra ala é que o presidente do partido estaria em Curitiba no próximo dia 8, quando o diretório se reúne para marcar a data das prévias do partido para a escolha do candidato. Rosinha disse ainda que já recebeu pedidos para retirar sua candidatura, mas que esta decisão não é sua. “Não fui eu que coloquei meu nome. Foi um grupo. Logo, esta é uma discussão que deve ser feita com o grupo”, afirmou.

Vanhoni estava ontem em São Paulo. Ele foi conhecer os centros educacionais unificados implantados pela prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

Por inteiro

Vargas afirmou ontem que a divisão do PMDB em Curitiba, entre o grupo pró-candidatura própria e os defensores da aliança já no primeiro turno com o PT, pode ter reflexos no andamento das negociações entre os dois partidos para uma composição. “É importante que o PMDB resolva suas questões internas para que possamos dialogar não só em Curitiba, mas em todo o Estado. Além disso, o importante é que os partidos estejam inteiros. Aliança é a união entre dois partidos inteiros e não duas metades”, comentou.

Voltar ao topo