Genoino se reúne com grupo de Vanhoni

A reunião do presidente nacional do PT, José Genoino, marcada para hoje em Curitiba, será restrita aos integrantes das correntes que apóiam a pré-candidatura do deputado estadual Angelo Vanhoni à prefeitura de Curitiba nas eleições do próximo ano. O outro pré-candidato, deputado Florisvaldo “Rosinha” Fier estará em Maringá, participando de uma conferência de sua tendência a “Democracia Socialista” e não comparecerá ao encontro, assim como os defensores de sua indicação. Inicialmente, a vinda de Genoino a Curitiba havia sido anunciada como a primeira tentativa de tentar o consenso no partido sobre a sucessão municipal, visando evitar a realização de prévias. Genoino irá conversar com os integrantes da corrente de Vanhoni, a Unidade na Luta, e os demais apoiadores de sua pré-candidatura, a partir das 9h, no Hotel Mabu, no centro de Curitiba.

Rosinha disse que não foi avisado com antecedência da vinda de Genoino e que a previsão era de que o presidente nacional do partido viesse participar do encontro municipal, marcado para o próximo sábado, dia 8. Nesta reunião, o PT decide se faz prévias e no caso de não haver acordo para o lançamento de uma candidatura única, marca a data de realização do processo.

A direção nacional pressiona pela retirada do nome de Rosinha da disputa. A avaliação é que Vanhoni teria mais condições de vencer a eleição devido ao patrimônio eleitoral adquirido nas eleições de 2000, quando passou para o segundo turno da eleição, que foi vencida pelo prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL). Além disso, Vanhoni é apontado como o nome que abriria as condições para uma aliança com o PMDB.

Decisão

O presidente municipal do partido, Roberto Salomão, disse que na conversa de hoje é que será decidido se Genoino volta a Curitiba para o encontro do próximo sábado. Salomão afirmou que, independente desta primeira conversa, a decisão sobre as prévias será tomada no encontro do partido.

O grupo de Rosinha defende a realização das prévias ainda este ano. Se o encontro decidir adiar para 2004 a indicação, o grupo do deputado federal irá se reunir para avaliar a situação. Mas somente depois do próximo sábado.

Voltar ao topo