General Alípio morre aos 91 anos em Curitiba

Morreu ontem, em Curitiba, o general da reserva Alípio Ayres de Carvalho. Alípio tinha 91 anos e foi personalidade importante na política paranaense e brasileira, chegando a vice-governador do Paraná entre novembro de 1965 e janeiro de 1966, eleito pela Assembléia Legislativa junto com o governador Algacir Guimarães para substituir Ney Braga e seu vice, Afonso Camargo, que haviam se afastado do governo. Ney assumiu o Ministério da Agricultura do general Castelo Branco.

Secretário de Viação e Obras do governo Ney Braga (1961 a 1965), Alípio, que nasceu em 1916 em Carolina – MA, foi vice-presidente regional da Arena no Paraná. Era professor universitário e engenheiro militar. Até pouco tempo, integrava os quadros da Agência Nacional do Petróleo (ANP) no Paraná.

Alípio teve grande participação na Câmara dos Deputados nos anos de governo militar, tendo exercido quatro mandatos consecutivos de deputado federal, entre 1967 e 1983, pela Arena. Nos mandatos na Câmara, foi um dos mais persistentes críticos do projeto Jari, implantado por um empresário americano, que queria fazer um complexo agro-industrial na Amazônia. Para ele, o projeto era ?um quisto no Brasil?. Alípio deixa viúva Vairene Gonçalves de Carvalho. Seu corpo foi sepultado ontem, no Cemitério Municipal Água Verde.

Voltar ao topo