Denúncia

Garotinho entrega à CPI documentos sobre contratos do Rio com a Delta

O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) entregou hoje (17) à CPI do Cachoeira documentos reunidos pelo parlamentar nos últimos dois anos que comprovariam irregularidades de contratos firmados pelo governo do Rio de Janeiro com a construtora Delta.

Garotinho disse que os documentos mostram indícios de pagamentos efetuados à empresa em obras não realizadas pelo governo estadual, obras superfaturadas e aditivos contratuais além dos valores necessários à sua execução.

“É uma documentação muito forte, tudo oficial. Há um consórcio entre o Carlos Cachoeira e o Cavendish [presidente da Delta]. Só não sei porque um foi preso e o outro não foi”, disse Garotinho.

O deputado citou como exemplo um contrato firmado com a Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Rio) com a Delta para a instalação de hidrômetros que custou R$ 256 milhões. “Onde já se viu um valor desses para se instalar hidrômetros. São vários contratos superfaturados”, afirmou.

Garotinho chegou à sala da CPI com um carrinho lotado com as cópias dos contratos. O deputado disse que obteve os contratos judicialmente, à medida que suspeitava de irregularidades em obras firmadas pelo governo Sérgio Cabral (PMDB). “Eu ia pedindo, eles não me davam. Aí eu entrava na Justiça e conseguia as cópias. Está tudo aqui.”

Garotinho cobrou a convocação do governador Cabral para explicar as irregularidades à CPI, mas disse que há uma “blindagem” do governo que impede a presença do governador na comissão de inquérito. “Aquele torpedo do deputado Cândido Vaccarezza [PT-SP] com o governador diz tudo: você é meu e eu sou teu.”

Fotos

Inimigo político de Cabral, Garotinho divulgou em maio, em seu blog, fotos e vídeos de Cabral e Cavendish juntos em Paris, em momentos de descontração em um restaurante de luxo.

Desde o início da gestão de Sérgio Cabral, em 2007, a Delta firmou contratos de mais de R$ 1,4 bilhão com o governo fluminense, a maior parte sem licitação.
Em maio, quando a CPI discutia a convocação de Cabral, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi flagrado nesta quinta-feira em sessão da comissão garantindo blindagem do PT ao governador do Rio.

As imagens da troca de mensagens de celular entre Vaccarezza, um dos principais articuladores da base governista na CPI, e Cabral foram registradas por um cinegrafista. “A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]”, escreveu Vaccarezza a Cabral.