Garcia será secretário de Desenvolvimento Social de SP

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), confirmou hoje que o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM-SP) será o novo secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, no lugar de Paulo Barbosa. O acordo, que sela a recondução do DEM ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB), foi fechado em uma reunião no final da manhã de hoje, no Palácio dos Bandeirantes, entre o governador e a cúpula do DEM.

“O deputado Rodrigo Garcia foi convidado para o cargo, aceitou e o DEM se sente completamente atendido pelo governador”, disse Agripino. Na tarde de hoje, o atual secretário, que é deputado estadual reeleito, esteve reunido com Alckmin. Ao chegar à sede do governo paulista, Barbosa admitiu a possibilidade de deixar o cargo. A Secretaria de Desenvolvimento Social é responsável por programas como o Renda Cidadã, o Leve Leite e o Bom Prato.

Com a escolha de Garcia, segue o impasse para a escolha de um nome para a Secretaria de Agricultura. Com a saída de João Sampaio, há uma semana, Garcia era cotado para a vaga. Mas como o deputado tem planos de ser candidato a prefeito de São Paulo e houve pressão dos ruralistas, contrários ao nome do parlamentar, a pasta deve ficar com um nome técnico.

Já o DEM, que queria a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob o comando de Guilherme Afif Domingos – que deixou o DEM rumo ao PSD -, viu frustrada a tentativa de obter uma pasta de maior impacto no governo Alckmin.