Funcionários trabalham em ritmo intensificado

Funcionários indicados pelo governador Roberto Requião (PMDB) que já assumiram seus cargos estão adotando um regime especial de trabalho para compensar os postos ainda não preenchidos na estrutura do Poder Executivo.

A determinação partiu dos próprios secretários, que continuam discutindo a formação das suas equipes e só devem concluir as indicações possivelmente em março. Por causa desta orientação, funcionários estão acumulando funções e ampliando sua carga de trabalho, até que todos os cargos considerados essenciais na estrutura do Executivo sejam preenchidos.

A medida foi necessária devido ao fato de que, com o final do governo Jaime Lerner (PFL), foram exonerados 3,7 mil funcionários comissionados. O governo atual decidiu não aproveitar esta equipe nas 23 secretarias que compõem a estrutura do Poder Executivo no governo Roberto Requião (PMDB). De acordo com a assessoria do governador, os cargos serão preenchidos de acordo com as necessidades dos secretários, mas é certo que o número será inferior aos 3,7 mil comissionados do governo Lerner.

Reunião

Ontem, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Angelo Vanhoni (PT), que se reuniu com o secretário estadual da Fazenda, Heron Arzua, para discutir novos nomes na composição do governo, disse que a cota do partido no governo está sendo gradualmente preenchida. “Nós estamos buscando um consenso em torno da indicação dos nomes. Ainda há muitas indicações a serem feitas, mas avançamos bastante neste sentido”, afirmou.

Principal aliado do PMDB no segundo turno das eleições para o governo, o PT ocupará uma das pastas mais importantes do Executivo – a Secretaria do Trabalho, Emprego e Ação Social, que foi entregue ao deputado federal Padre Roque Zimmermann. O partido também foi contemplado com uma assessoria especial do governador, cargo ocupado pelo advogado Daniel Godoy, e terá postos-chave na Secretaria Estadual de Saúde, comandada pelo médico Claudio Xavier. O mesmo acontecerá em relação à pasta da Educação (do secretário Mauricio Requião) e Meio Ambiente (de Luiz Eduardo Cheida). O PT aidna terá dezenas de cargos dos escalões inferiores.

Vanhoni disse que, embora tenha ficado com apenas uma secretaria, o PT foi prestigiado pelo governo. “Nós ficamos com uma das secretarias mais importantes do Executivo. Além disso, várias lideranças do partido foram convidadas a integrar o governo, como o deputado federal Florisvaldo Fier (convidado para assumir a Secretaria da Saúde) e o deputado federal eleito Jorge Samek.

Canal Paraná fora do ar

Fabiane Prohmann

O governador Roberto Requião (PMDB) deu início ontem à reestruturação do Canal Paraná, rede de televisão e rádio que pertence ao governo do Estado. Segundo o assessor de imprensa do governador, Benedito Pires, a atitude foi tomada para que a televisão passe por uma reavaliação, mas apenas os funcionários que não eram efetivos foram dispensados. “Na verdade a demissão foi assinada pelo governador Jaime Lerner (PFL), no Diário Oficial do dia 31 de dezembro”, explicou.

Pires afirmou que a televisão não será fechada, e que a programação deverá voltar em breve. “A medida do possível o jornal será retomado, ela apenas sai temporariamente do ar. A partir de agora vai começar uma nova programação na televisão, o que é normal, já que este é um novo governo, com uma nova administração”, garantiu.

O assessor disse ainda que os problemas que o Canal Paraná estava enfrentando eram muitos. “Quem fechou a televisão foi o governo passado, na medida em que não pagou a Embratel e desconectou Curitiba das demais regiões. Hoje o Canal Paraná é apenas Curitiba, já que as 35 emissoras filiadas não recebem mais o sinal”, afirmou.

A programação do Canal era composta por oito programas. Diariamente ia ao ar o Enfoque, Cidadania É e PR Notícias, e semanalmente o Ponto e Contraponto, Ciclo Jam, Skate Fashion, Intervalo e Cine Imagem. Do total de funcionários oitenta recebiam cachês, e 71 eram do quadro do governo, originários de diversas secretarias. “Há uma portaria do governador Requião chamando para seus órgãos de origem os funcionários que estão fora de suas secretarias”, disse Benedito Pires.

A partir de agora Berenice Mendes assume a presidência da televisão e Paulo Chaves passa a ser o diretor da Rádio Educativa.

Voltar ao topo