Fruet e Serraglio entre os deputados mais influentes

Gustavo Fruet (PSDB) foi eleito o terceiro melhor deputado federal na segunda edição do Prêmio Congresso em Foco. A pesquisa ouviu a opinião de 188 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Eles escolheram os 41 parlamentares mais atuantes: 25 deputados e 16 senadores. Outro deputado da bancada paranaense que conseguiu uma boa classificação foi Osmar Serraglio (PMDB), que ficou em oitavo lugar. Nenhum dos senadores do Paraná ficou entre os mais votados.  

O primeiro lugar entre os deputados federais foi para Fernando Gabeira (PV-RJ), que recebeu 89 votos. O segundo lugar ficou com Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 85 indicações. Fruet conseguiu 82 votos, o dobro do quarto lugar. Ele disse que atribuía a classificação à boa vontade dos jornalistas e ao seu trabalho. ?A minha atuação é marcada pela contestação, assim como a do Gabeira e a do Chico Alencar. Não que isto signifique um debate entre os éticos e não-éticos. Também creio que pesou a minha participação na eleição da Câmara este ano?, falou. Ano passado, ele já havia sido eleito o segundo melhor deputado federal do País na opinião dos internautas, que é a fase posterior a consulta entre os jornalistas.

Foto: Agência Câmara

Serraglio: bom resultado.

Serraglio também obteve um bom resultado, ganhou 32 votos e garantiu o oitavo lugar. Outros sete deputados paranaenses foram citados pelos jornalistas. Luiz Carlos Hauly (PSDB) ganhou oito votos; Dr. Rosinha (PT) 7; e os demais, Abelardo Lupion (DEM), Alceni Guerra (DEM), Ângelo Vanhoni (PT), Rocha Loures (PMDB) e Takayama (PSC), um voto. Os outros 21 não conseguiram nenhuma indicação.

Senado

Entre os 16 senadores mais votados não apareceu nenhum do Paraná. O primeiro lugar ficou com Eduardo Suplicy (PT-SP), com 97 votos. O segundo com Renato Casagrande (PSB-ES), que obteve 89 votos e, o terceiro lugar, foi para Pedro Simon (PMDB) com 86 votos. O senador paranaense que mais se destacou foi Alvaro Dias. Ele foi o 17.º mais votado, conseguiu 19 indicações. Depois dele vieram Flávio Arns (PT) com 12 e Osmar Dias (PDT) com 3.

Foto: Agência Senado

Arns recebeu 12 votos.

Houve jornalista que aproveitou a eleição para protestar e escreveu na cédula: ?Picaretas. Todos Picaretas?. Até a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, licenciada do cargo desde 2003, recebeu votos e, a ex-senadora alagoana, Heloísa Helena, também.

A premiação será em novembro. Na próxima semana, começa a segunda fase da pesquisa e vai até 18 de novembro. Caberá aos internautas, em votação que será feita pelo Congresso em Foco, definir quem receberá os troféus do 1.º ao 3.º lugar, na Câmara e no Senado, e as placas em homenagem aos parlamentares que ficarem entre a quarta e décima colocação. 

Voltar ao topo