Fórum quer audiência com Lula

O Fórum Mesorregional Vale do Ribeira/Guaraqueçaba vai agendar em janeiro de 2003 uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Instalado em Campina Grande do Sul, o Fórum vai coordenar os projetos de desenvolvimento para a região do Vale do rio Ribeira, no Paraná e em São Paulo, bem como do litoral sul paulista e a orla paranaense. A mesorregião engloba 39 municípios, 15 deles paranaenses, com população total de pouco mais de 700 mil habitantes.

O projeto criou fôlego neste ano, quando o Ministério de Integração Nacional estabeleceu parceria e repassou recursos institucionais para ações na Agência Mesorregional de Desenvolvimento, entidade criada em 2001, com parcerias recentes firmadas junto à Universidade Federal do Paraná, Emater-PR, Fundação Konrad Adenauer, Fundação Getulio Vargas, Instituto de Estudos Municipais (SP) e diversas outras instituições. A agência tem sede transitória em Campina Grande do Sul, e seu conselho administrativo é presidido pelo prefeito Elerian Zanetti, eleito em assembléia.

O gerente federal para o programa nesta região, Sérgio Magalhães, diz que, por suas características, o projeto federal deverá ter continuidade com maior destaque no governo Lula. Isso porque, além de seu caráter participatico e de democracia direta, indicando propostas de baixo para cima, a iniciativa tem por objetivo compartilhar ações e medidas de cooperação entre os três setores da sociedade e integrar projetos entre municípios e estados.

Desde a instalação do Fórum Mesorregional Vale do Ribeira/ Guaraqueçaba, uma comissão de nove membros, três de cada setor – público, empresarial e comunitário -, passou a elaborar regras e regulamentos para esse movimento permanente no território dos 39 municípios.

Voltar ao topo