Fórum Nacional debate as reformas trabalhistas

O ministro do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner, afirmou ontem na Câmara que o projeto de Reforma Trabalhista deverá ser enviado ao Congresso até o final do ano. O ministro participou de audiência pública na Comissão Especial que analisa o tema. Para discutir e definir os itens da proposta do Governo, vai ser criado em junho o Fórum Nacional do Trabalho, com representantes do poder público, empresários e trabalhadores.

Wagner defende que a Reforma comece por uma ampla mudança na estrutura sindical para que a negociação entre trabalhadores e patrões ganhe peso. “Se nós queremos uma relação capital e trabalho fruto da negociação, é preciso que as representações sejam consistentes. E nesse sentido, o primeiro tema a ser discutido deve ser a estrutura sindical. Agora, elas podem ser enviadas juntas ao Congresso.”

O presidente da Comissão, deputado Vicentinho (PT-SP), e o vice-presidente, deputado Maurício Rands (PT-PE), encabeçaram proposta de emenda à Constituição (PEC 29/03) para modificar a realidade sindical no País.

Voltar ao topo