Fórum discute reforma da Previdência Social

O Fórum Paranaense em Defesa da Previdência e Seguridade Social realizou ontem em Curitiba um debate sobre a reforma da Previdência, que teve como palestrantes o professor Wilson Cano, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, e Helmut Schwarzer, secretário executivo da previdência social. O evento foi dirigido aos servidores públicos federais e estaduais.

Para o professor Wilson Cano a reforma é importante, mas teria que ser mais discutida, já que, segundo ele, alguns pontos deveriam ser modificados. “Entendo que a reforma é necessária, porque há realmente um desequilíbrio estrutural importante. Porém, só nos resta agora apelar aos legisladores, para que estejam mais atentos e tentem evitar que esses projetos sejam aprovados na forma em que estão, pois isto só fará piorar nossa já perversa distribuição de renda”, opinou. Para Cano, os pontos mais críticos da proposta são a questão da contribuição dos aposentados e a questão da mudança no tempo de serviço necessário para a aposentadoria. “Mas o item da reforma que poderá ser o mais cruel para o funcionalismo, atingindo inclusive os atuais aposentados, é a quebra de paridade hoje existente entre o salário do ativo e sua futura aposentadoria”, afirmou.

“Outro ponto crítico é o novo cálculo para estabelecer o valor do benefício, que será o da média dos salários de contribuição recebidos durante toda a vida funcional. Isto causará forte redução em relação aos valores atualmente pagos, e não estaríamos longe em estimar a perda média em torno de pelo menos 25% a 30% dos atuais proventos”, explicou.

Voltar ao topo