Filho de José Dirceu quer ter imagem própria

Aos 24 anos, José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca do PT, como se tornou conhecido em Cruzeiro do Oeste, seu domicílio eleitoral e onde iniciou a atividade política, acaba de assumir um novo desafio político. Convidado pelo governador Roberto Requião (PMDB) para assumir uma secretaria no governo estadual, e pelo presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, Zeca optou por ocupar a chefia do escritório regional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que tem como secretário padre Roque Zimmermann (PT).

Filho do ministro da Casa Civil, José Dirceu, Zeca afirma que os convites não foram feitos por causa do seu pai, e sim por mérito próprio. “Fui candidato a deputado federal e obtive dezessete mil votos. Estou no PT há anos, desde criança. Sou presidente do partido em Cruzeiro do Oeste desde 99, tenho expressão política na minha região. Na minha cidade fui secretário da Indústria e Comércio, ou seja, começo a escrever a minha história política. Quero ser reconhecido por meu mérito e não pela posição do meu pai”, conta. “No segundo turno coordenei a campanha do Requião em toda a região Noroeste, por isso fui convidado a participar do governo.”

Zeca faz questão de lembrar que apesar da pouca idade já possui experiência e reconhecimento por seu trabalho. “Mantive contatos com o Requião, o Ricardo Gomyde (PCdoB) me convidou para a diretoria do Paraná Esporte, e teve ainda o convite do Samek e o do meu pai para ir para Brasília. Mas acredito que serei mais útil aqui”, opina. “Além disso abri mão de Brasília e da Itaipu para não dar o que falar. Tenho expressão política na minha região, e não quero que digam que só me chamaram por causa do meu pai”, rebate.

Projetos

A partir de agora o escritório regional chefiado por Zeca irá englobar duas funções. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e a da Criança e Assuntos da Família se uniram sob o comando do padre Roque. “As duas secretarias foram unificadas. Antes a do Emprego e Trabalho abrangia 24 municípios, e a da Criança 37. Agora a nova secretaria deverá atingir cerca de trinta municípios”, explica.

“Meu trabalho será principalmente de coordenação, além de organizar junto com as prefeituras as ações da pasta. Vou coordenar a execução das políticas na parte de emprego e trabalho e também na da criança”. Segundo Zeca além da coordenação e supervisão ele deverá executar novas ações. “Há alguns projetos que já estão sendo implementados, como a erradicação do trabalho infantil. Agora vamos começar a conversar com as entidades sociais para levantar idéias novas.” Para ele, seu trabalho no Noroeste vai além da chefia do escritório. “Esta região tem um perfil político diferente. Aqui o Lula e o Requião perderam a eleição, então acredito que aqui precisa de um acompanhamento maior.” Mas ele não esconde que as eleições de 2004 também estão em seus planos. “Você não escolhe ser candidato, você é escolhido. Em Cruzeiro do Oeste há a intenção de me lançarem candidato, e este foi um dos motivos da minha opção por ficar no Paraná”, afirma.

Voltar ao topo