FHC convida Scalco para comandar PSDB estadual

O ex-secretário-geral da Presidência da República, Euclides Scalco, vai assumir o comando do PSDB do Paraná. Scalco ocupará o cargo atualmente exercido pelo ex-deputado federal Basílio Villani. O mandato da comissão executiva provisória comandada por Villani venceu no mês passado e os tucanos estão se preparando para a eleição do diretório regional do partido no Estado.

O Estado apurou que a posse de Scalco no comando do PSDB estadual já está praticamente acertada com a cúpula nacional do partido e deve acontecer em duas semanas. Falta apenas resolver algumas questões domésticas para que o tucano seja formalizado no cargo. O vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa, vinha se organizando – com o apoio de uma ala do partido -para suceder Villani, que também se articulava para permanecer na condução do PSDB.

Afastado das atividades partidárias desde 1996, quando se desfiliou do PSDB em protesto à entrada do senador Alvaro Dias no partido, Scalco foi convencido a retornar pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde que deixou a Secretaria-Geral da Presidência, que ocupou no último ano do segundo mandato de FHC, o tucano não está ocupando nenhum cargo público e, pela primeira vez, terá tempo disponível para se dedicar exclusivamente ao partido, que ajudou a criar e que já não tem mais entre seus quadros os irmãos Dias, que saíram do PSDB há dois anos.

No ano passado, Scalco chegou a ter seu nome cogitado para disputar o governo do Estado. Mas, como das outras vezes em que foi convocado a disputar eleições, recusou e apoiou a indicação de Beto Richa à sucessão do ex-governador Jaime Lerner (PFL). Beto não se saiu bem na disputa -ficou em terceiro lugar, atrás do governador Roberto Requião (PMDB) e do senador Alvaro Dias (PDT). Os tucanos se mobilizam agora para fazer uma reestruturação geral na legenda, que também saiu derrotada das eleições presidenciais com a candidatura do ex-senador José Serra.

As lideranças tucanas avaliam que Scalco pode dar um impulso ao partido, que perdeu espaço depois das derrotas nas eleições do ano passado. Scalco é considerado o nome ideal para comandar um processo de fortalecimento do partido para as eleições municipais do próximo ano. O PSDB pretende lançar candidato próprio em Curitiba e em vários municípios importantes do Estado. Outro nome que disputa o comando do PSDB é o do deputado federal Luiz Carlos Hauly.

Beto Richa trabalha para ser candidato à sucessão de Cassio Taniguchi (PFL), no próximo ano. Embora pretendesse assumir o partido, a indicação de Scalco favorece o projeto do vice-prefeito de Curitiba.

Voltar ao topo