Dança das cadeiras

Fernando Francischini e Mauro Ricardo serão secretários de Richa

O governador Beto Richa (PSDB) confirmou ontem os cinco primeiros nomes do seu secretariado para o próximo mandato. Um deles é Fernando Francischini, reeleito deputado federal, para chefiar a Secretaria da Segurança Pública. Nos últimos quatro anos, a Sesp mudou três vezes de secretário, começou com o delegado da Polícia Federal Reinaldo de Almeida César, trocou pelo procurador de justiça Cid Vasques, que pediu para sair e foi substituído, em fevereiro, por Leon Grupenmacher. Leon é médico estava no comando da Polícia Científica, quando foi convidado a assumir o cargo.

Para sua nova gestão, Richa decidiu por chamar Francischini, mas sua assessoria não apontou nenhum motivo para a troca, apenas a “renovação” natural de novo mandato. Porém, três secretário permanecem onde estão, Norberto Ortigara fica na Agricultura; Michelle Caputo, na Saúde; e Paulino Viapiana, na Cultura.

Currículo

Francischini, do partido Solidariedade, já foi delegado da Polícia Federal e secretário Antidrogas na gestão de Richa na prefeitura de Curitiba. Outra novidade é Mauro Ricardo para a Secretaria da Fazenda, no lugar de Luiz Eduardo Sebastiani. Mauro trabalhou na administração de José Serra (PSDB), em São Paulo, e é o atual secretário de Finanças de Salvador, na gestão de Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM).

Francischini emitiu nota aceitando a indicação: “Primeiramente agradeço o convite e a confiança que o governador Beto Richa está depositando em mim. Depois de quatro anos em Brasília, como deputado federal, retorno ao Paraná tendo como uma das prioridades o combate ao crime organizado e a valorização dos profissionais de Segurança Pública. Sei da responsabilidade de comandar a Secretaria de Segurança e venho para somar ao trabalho das Polícias do Paraná”.