Imbróglio

Faltando seis dias pra eleição, Ogier Buchi ainda tem esperança de concorrer

Faltando seis dias pra eleição, Ogier Buchi ainda tem esperança de concorrer ao Governo do Paraná.
Foto: Arquivo/Albari Rosa

A candidatura de Ogier Buchi (PSL) ao governo do Paraná acabou se transformando em um imbróglio judicial. Na metade de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu a candidatura, acatando o pedido de impugnação feito pela própria legenda de Buchi. O PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, contestou o registro individual da candidatura e anulou o que foi decidido na convenção estadual. O próprio Bolsonaro, em um áudio divulgado em agosto pelo blog Caixa Zero, da Gazeta do Povo, afirmou que apoiava Ratinho Junior (PSD) na disputa pelo Executivo estadual.

O episódio, no entanto, era só o início de uma novela que, a menos de uma semana para a eleição, ainda não teve um desfecho.

Mesmo concorrendo de forma solitária, após a decisão do TRE, Buchi continuava fazendo campanha. Isso porque a defesa do candidato entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ainda não teve o pedido julgado. A nova reviravolta veio na sexta-feira (28), quando o desembargador Jean Leeck acatou um pedido da coligação e concedeu uma liminar para que Buchi seja impedido de participar de eventos de campanha e de utilizar o tempo no horário eleitoral gratuito. Com isso, ele ficou de fora do debate da RIC TV, que aconteceu no mesmo dia.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

TRE decide

No fim de semana, mais um capítulo da novela: a defesa do candidato entrou com um mandado de segurança no TRE, pedindo a suspensão da liminar. No final da tarde de ontem (30), o desembargador Gilberto Ferreira, que estava de plantão, deferiu o mandado, restabelecendo o direito de Buchi em fazer campanha. Determinou, porém, que o caso seja analisado pelo pleno do TRE – o que deve acontecer na tarde desta segunda-feira (1º).

A defesa de Buchi afirma que, se o TRE decidir por revogar o mandado de segurança e impedir o candidato de fazer campanha, entrará com um novo recurso.

Bolsonaro tem 7 pontos percentuais a mais que Haddad, diz pesquisa BTG/FSB