Fábio Faria devolve R$ 21 mil à Câmara por passagens

O deputado Fábio Faria (PMN-RN) devolveu à Câmara R$ 21.343,60 como ressarcimento pelo uso irregular da cota de passagens aéreas a que tem direito. O recurso tinha sido usado para pagar uma viagem da ex-sogra do deputado, Emma Galisteu, aos Estados Unidos, e passagens de artistas convidados para o camarote do deputado no Carnatal – carnaval fora de hora em Natal. Também receberam passagens pagas com a verba pública outros profissionais, como uma arquiteta, um estilista e um assessor de imprensa.

O deputado não devolveu os valores equivalentes a sete passagens – pagas com a cota do gabinete – emitidas no nome da ex-namorada do deputado Adriane Galisteu, apresentadora de TV, no ano passado. Faria argumentou que, na época, Adriane era sua companheira e poderia, nessa condição, receber as passagens.

O depósito foi feito às 15h09 de hoje como pagamento de Guia de Recolhimento à União (GRU), da conta particular do deputado. O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), disse, no início da tarde, que em algum momento a Mesa Diretora terá que discutir regras para o uso da cota de passagens aéreas. Já o terceiro-secretário da Câmara, deputado Odair Cunha (PT-MG), responsável pela distribuição das cotas, afirmou hoje que não há possibilidade de alteração nas normas.

Atualmente, não há regra clara para o uso das cotas. Os deputados recebem valores que variam de acordo com o Estado de origem e não precisam prestar contas sobre os bilhetes emitidos, seja sobre o trecho viajado, os nomes dos passageiros ou o preço das passagens aéreas.