Voto consciente

Estudantes fazem passeata para pedir voto consciente

Neste sábado (27) pela manhã, estudantes, professores e voluntários de uma ONG de Curitiba vão estar na Rua XV de Novembro com um propósito diferente do de dezenas de candidatos que costumam circular pelo Centro da cidade em época de eleição. Os pedidos de voto, que os eleitores têm ouvido nas últimas semanas, serão substituídos por um pedido de mais consciência na hora de votar. Os integrantes da ONG em Ação – que oferece um curso pré-vestibular para alunos de baixa renda – se juntaram ao Comitê Cidadania e Voto Consciente e levam para o Centro de Curitiba a campanha das instituições que participam do movimento.

O grupo se concentra às 10h em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. Depois, segue em passeata pela Rua XV de Novembro, até a Boca Maldita, distribuindo panfletos da campanha Eu Voto Bem (do Comitê Cidadania e Voto Consciente) e o Guia do Voto Responsável (da Rede de Participação Política do Empresariado). Antes de decidir organizar a manifestação, os estudantes conheceram as propostas do comitê e refletiram sobre a importância de votar com consciência em todas as eleições. “Trabalhamos para formar jovens conscientes politicamente”, afirma o professor Marcelo Guilherme, um dos voluntários da ONG Em Ação.

O comitê

O Comitê Cidadania e Voto Consciente, que reúne 23 instituições, é inspirado na campanha “Voto não tem preço, tem conseqüências”, incentivada pelo Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral. O site www.euvotobem.com.br mostra os objetivos das instituições que participam do comitê, que incentiva os eleitores a refletir sobre a responsabilidade de cada cidadão na escolha dos seus representantes. O site traz a relação de todas as instituições que aderiram ao movimento e a íntegra do manifesto assinado por todas elas. Um núcleo do comitê instalado na OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú, em Curitiba) presta orientações aos eleitores e recebe denúncias de possíveis crimes eleitorais. O núcleo também atende pelo telefone (41) 3253-9840. 

Passeata da ONG Em Ação- Comitê Cidadania e Voto Consciente

Sábado (27)

Concentração às 10h, na Praça Santos Andrade