Escola de Gestão do TCE inicia sua atividades

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) iniciou, ontem, seu programa de ensino a distância, com a primeira aula do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública.

O tribunal concedeu 200 bolsas de estudo integrais para servidores da corte e órgãos municipais (prefeituras e câmaras) que apresentam maior carência de qualificação profissional. No total, o curso, desenvolvido em parceria com a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formará 4.200 profissionais.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública terá duração de 25 meses e concederá diplomas fornecidos pela UFPR e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Ele é destinado principalmente a servidores públicos que atuam nas áreas administrativa, jurídica e de contabilidade e tem como pré-requisito a conclusão do ensino médio.

O sistema de transmissão por satélite desenvolvido pela Escola Técnica da UFPR possibilitou a instalação de telessalas em todos os municípios que ofertaram infra-estrutura: sala com telão, computador e telefone. As aulas são semanais, no sistema presencial conectado – todos os alunos acompanharão a transmissão ao vivo, simultaneamente.

O professor, instalado em um estúdio na UFPR, em Curitiba, responderá às perguntas feitas pelos alunos, de qualquer ponto do Estado, e encaminhadas, por telefone ou e-mail, pelos monitores.

A Escola de Gestão Pública foi criada em março deste ano, com o objetivo de concentrar todas as ações de formação de recursos humanos desenvolvidas pelo tribunal.

“Ela sistematiza o treinamento e a capacitação de acordo com as necessidades dos gestores públicos, apontadas em pesquisas que realizamos e com as demandas surgidas na análise das prestações de contas feitas pelos nossos técnicos”, afirma Gérson Luiz Koch, coordenador da EGP.