Enquete de política com resultado apertado

Na enquete de política realizada no Paraná-Online, a disputa foi muito equilibrada e o vencedor teve uma margem pequena de votos. A pergunta era: “Na sua opinião, a campanha pelo voto nulo tem validade?” A questão que teve menos votos, 124, foi: “votar nulo ou não, votar em qualquer candidato ou não dá na mesma”. Em segundo lugar, com 550 votos ficou a questão: “sim, é uma forma de demonstrar indignação”. A questão vencedora, com 575 votos dos internautas foi: “não, é um desperdício que favorece a eleição dos piores candidatos”.

É possível perceber a importância que os internautas dão quando o assunto é eleição. De fato, o tema é muito sério, já que os políticos têm que ser bem votados de acordo com as suas idéias e promessas de melhorias e inovações feitas para os eleitores.

Os políticos nunca serão unanimidade perante o povo. O voto nulo pode ser uma forma de indignação, mas também pode ser um desperdício de voto, já que estamos em uma democracia, em que se espera que vença o melhor.

Nem sempre o candidato de melhor conversa, mais elegante é o melhor. Estudiosos afirmam que o povo brasileiro precisa aprender a cobrar as promessas feitas pelo políticos. Só votar não adianta.