Enfermeira toma posse de vaga aberta por saída de Derosso

A enfermeira Maria Goretti David Lopes (PSDB) tomou posse na manhã de sábado da cadeira de vereadora na Câmara de Curitiba. Ela assume a vaga aberta pela saída de João Cláudio Derosso (sem partido, ex-PSDB), ex-presidente da Casa, que teve o mandado cassado por infidelidade partidária.

Derosso tentou até o último momento permanecer no cargo. Com mandado de segurança, o ex-parlamentar procurava reverter a cassação, mas o pedido foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na noite de sexta-feira. Assim, o caminho ficou aberto para a posse de Goretti, suplente imediata do PSDB.

A nova vereadora é servidora concursada da Secretaria da Saúde (Sesa). Já foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Paraná e da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), além de coordenadora regional da Rede Feminista de Saúde. Nas eleições de 2008, recebeu 2.313 votos.

Atenção à saúde

Maria Goretti assume a cadeira na Câmara a menos de seis meses para o fim do mandato. “É pouco tempo, mas nunca tive preguiça de trabalhar. Quando queremos e trabalhamos com comprometimento, podemos fazer muita coisa”, afirma a nova parlamentar, que em seu discurso de posse garantiu atenção especial para a área da saúde e às reivindicações dos enfermeiros.

Derosso ainda tenta retomar o cargo na Justiça. Segundo o advogado Figueiredo Basto, que defende o ex-vereador, novo pedido de liminar será apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) hoje. Goretti diz que não teme a reviravolta. “Estou muito tranquila. Estamos dentro da lei, cumprindo o que determinou a Justiça. Minha posse é legítima”, argumenta.

Maior escândalo da Casa

O fim do mandato de João Cláudio Derosso, que foi presidente da Câmara por 14 anos, é mais um capítulo de um dos maiores escândalos da história da Casa. Ele pediu sua desfiliação do PSDB enquanto enfrentava processo interno que poderia resultar em sua expulsão do partido.

O ex-vereador é acusado de diversas irregularidades relacionadas aos contratos de publicidade da Câmara. Entre os beneficiados estaria Cláudia Queiroz Guedes, então esposa de Derosso e proprietária da empresa Oficina da Notícia, que teria recebido R$ 5,1 milhões da Câmara entre 2006 e 2011.