Encontro debate criação do Parlamento do Mercosul

Deputados e senadores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai se reúnem nesta segunda e terça-feira (dias 3 e 4), em Foz do Iguaçu, para mais uma etapa de negociações em torno da criação do Parlamento do Mercosul e para o 2.º Fórum sobre Integração Fronteiriça.

O evento, promovido pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, será comandado pelo governador Roberto Requião (PMDB) e tem o apoio técnico da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. A abertura está programada para as 9h de segunda-feira no Espaço das Américas. As palestras e painéis serão realizados no Hotel Bourbon.

Nesta etapa do debate, estarão participando membros do Parlamento Europeu. Eles vão apresentar a experiência de integração européia, principalmente nos aspectos relacionados às regiões fronteiriças. O encontro tem o apoio financeiro do governo do Paraná e da União Européia. “Para o Mercosul, a experiência já consolidada da Comunidade Européia é muito importante para aprender, observar e até modificar o que for necessário”, afirma Requião.

Na segunda-feira, além de conhecer a experiência européia, os parlamentares dos quatro países vão discutir temas relacionados à política institucional do bloco, abordando, por exemplo, os pontos fortes e fracos do esquema governamental.

O segundo dia será dedicado ao Fórum sobre Integração Fronteiriça, que vai dar ênfase aos aspectos que dificultam o trânsito entre os países, especialmente o fluxo turístico na região da tríplice fronteira.

Além do governador Roberto Requião e do prefeito de Foz do Iguaçu, Samis da Silva, participam do encontro os representantes da Comissão Parlamentar Conjunta: deputado federal Florisvaldo Fier (presidente pelo Brasil), senador Mario Losada (Argentina), senador Modesto Luis Guggiari (Paraguai) e senador Danilo Astori (Uruguai). Os parlamentares europeus são Emilio Menéndez Del Val-le, (Espanha) e Marieke Sanders Ten Holte (Países Baixos).

Voltar ao topo