Emilia Belinati assume o governo nesta quarta

A vice-governadora Emilia Belinati (PFL) assume o governo amanhã em substituição ao governador Jaime Lerner, que embarca hoje à noite para Berlim, na Alemanha.

Na 46.ª viagem ao exterior nos dois mandatos, Lerner vai participar do Congresso da Associação Internacional dos Arquitetos e disputar a presidência da entidade. Apesar de ser a segunda vez neste ano, a posse de Emilia está sendo cercada de expectativa porque a vice entrou em confronto com a direção estadual do PFL depois de ter sido vetada na indicação para concorrer ao Senado na aliança com os tucanos.

A assessoria de Emilia tratou ontem de minimizar a importância da transmissão de cargo. De acordo com a assessoria, a vice deixará os ressentimentos partidários e eleitorais de lado para conduzir o governo. A data de retorno do governador ainda não está definida, mas Lerner não deverá regressar antes do dia 29, quando será eleita a presidência da Associação Internacional dos Arquitetos.

Segundo a assessoria da vice, nos sete dias de interinidade, Emilia vai manter uma agenda rotineira, sem qualquer possibilidade de provocar surpresas. Como sempre faz, ela deverá reunir o secretariado logo depois de assumir o governo para se colocar a par da situação do Estado em todas as áreas. A reunião deverá ser feita individualmente, com cada secretário.

Em fevereiro, Emilia substituiu Lerner durante uma viagem do governador ao Exterior. Em abril, quando Lerner viajou novamente, ela também saiu do País para não ter que assumir o governo e, com isso, tornar-se inelegível. A vice repetiu a tática em maio, quando o governador esteve nos EUA. Nas duas vezes, o governo acabou sendo comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vicente Troiano Netto. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), não assumiu em decorrência de sua candidatura à reeleição.

Voltar ao topo