Emerson Palmieri assume cargo no Turismo

O ex-presidente do Diretório Regional do PTB e atual integrante da comissão provisória Executiva do partido no Paraná, Emerson Palmieri, é o novo diretor indicado para a área de administração e finanças da Embratur, órgão ligado ao Ministério do Turismo, cujo titular é o mineiro Walfrido Mares Guia Neto (PTB). Palmieri foi indicado pelo presidente nacional do PTB, o deputado federal paranaense José Carlos Martinez.

A nova posição de Palmieri surpreendeu algumas lideranças aliadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraná, até porque o Estado foi contemplado com apenas um cargo importante na estrutura de governo federal, a presidência da Itaipu Binacional ocupada pelo deputado federal licenciado Jorge Samek (PT). Alguns políticos ouvidos por O Estado avaliaram que a direção financeira da Embratur é um cargo dos mais importantes do Ministério.

O dirigente petebista é um dos envolvidos em denúncias de irregularidades na prestação das contas de campanha à reeleição do prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), nas eleições municipais de 2000. Palmieri é uma das pessoas arroladas nas investigações do Ministério Público que apontaram a existência de um caixa de campanha paralelo pelo qual a coligação do prefeito teria deixado de declarar um valor estimado de R$ 20 milhões em gastos ao TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

Nas eleições de 2002, Palmieri era o representante do PTB na comissão que coordenava a campanha. O partido integrou a chapa de Taniguchi indicando o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa, que na época ainda não havia trocado o PTB pelo PSDB. Em função do episódio do “caixa 2”, Palmieri foi afastado da coordenação de estrutura da campanha do ex-candidato a presidente e agora ministro da Integração Nacional Ciro Gomes (PPS). O dirigente petebista havia sido colocado na função por Martinez, que já presidia o PTB e levou o partido a compor a aliança em torno da candidatura presidencial de Ciro.

No início da semana, Palmieri foi confirmado como integrante da executiva provisória nomeada pela direção nacional do PTB para comandar o partido no Paraná.

Voltar ao topo