Não vai fugir

Embaixada desmente revista ‘Veja’ sobre asilo a Lula na Itália

A embaixada italiana no Brasil desmentiu categoricamente nesta sexta-­feira (25) a reportagem publicada pela revista Veja de que o ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados teriam conversado com o embaixador Raffaele Trombetta sobre um “plano secreto” para tirar o petista do país e lhe conceder asilo político na Itália.

Em um comunicado oficial enviado à ANSA, a embaixada desmentiu os fatos relatados pela revista sobre supostas conversas entre aliados de Lula e Trombetta em Brasília. “As informações referentes ao evento ocorrido na embaixada e às supostas conversas do embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas”, anunciou a sede diplomática italiana no Brasil.

O comunicado oficial também esclareceu que, quando foi procurado pela Veja para se pronunciar sobre o assunto por telefone, o chefe de gabinete de Trombetta, Alberto La Bella, disse que “não queria comentar fatos que, no que tange à embaixada, eram e são totalmente inexistentes”.

Sobre a foto de Trombetta publicada pela revista em um evento no Palácio do Planalto, a embaixada explicou que “a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é Trombetta, como pode­se constatar facilmente”. “O embaixador Trombetta estava sentado, junto com os outros embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático”, disse a nota.

Voltar ao topo