Em entrevista, Alencar diz que não fala mais de juros

O vice-presidente da República, José Alencar, concedeu entrevista de 25 minutos ao deixar nesta terça-feira (17) o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e demonstrou bom humor. Ao contrário do que previu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar não criticou as taxas de juros praticadas no País. “Eu não falo mais de juros. Nos últimos tempos todo mundo está falando, então eu não preciso mais falar”, disse ele.

Ainda na entrevista, Alencar comemorou a alta hospitalar e disse que a primeira coisa que vai fazer, ao chegar no apartamento da família na capital, onde passará alguns dias, será comer arroz e feijão com tempero mineiro. “Estou com muita saudade dessa comida.” Ele ficará, pelo menos, mais duas semanas em São Paulo, fazendo fisioterapia para recuperar a força muscular.

O vice-presidente agradeceu a Deus, a equipe médica, aos funcionários do hospital e a todos os brasileiros que torceram por sua recuperação. Antes do início da entrevista, a esposa de Alencar, Marisa, colocou na mesa uma imagem de Nossa Senhora do Sorriso, trazida ao hospital, segundo ela, pelo padre Marcelo Rossi. Alencar minimizou as declarações de que possui uma força e coragem incomuns por ter superado mais essa cirurgia.

“Não há ninguém mais normal do que eu. Tenho a sorte de estar bem orientado e de ter o discernimento de ouvir o que dizem os médicos”, destacou. E continuou: “Onde está a coragem para um cidadão que não tem alternativa? Enfrentar a cirurgia não foi coragem, mas uma decisão única.” E complementou: “Não temo a morte. Peço a Deus que não me dê um dia a mais de vida se eu não puder me orgulhar (desse dia).”

Alencar chegou para a entrevista coletiva em uma cadeira de rodas. Após conversar com os jornalistas, contudo, o vice-presidente deixou o hospital caminhando. E brincou: “Eu posso andar, mas preciso andar com mais destreza, caso contrário, perco a eleição.”