Um deputado estadual do Rio de Janeiro chamou a atenção durante a votação pela libertação ou permanência na prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), e mais dois colegas de partido após confundir Bertold Brecht com o Bertoldo Brecha.

continua após a publicidade

O deputado André Lazaroni (PMDB) deu seu voto e resolveu finalizar o discurso com uma citação de Bertold Brecht, dramaturgo alemão. No entanto, ao dar o crédito para a frase, disse que era de Bertoldo Brecha, personagem da “Escolinha do Professor Raimundo”, da TV Globo.

continua após a publicidade

Do lado de fora da Assembleia Legislativa, manifestantes protestavam para que Picciani continuasse preso. Dentro, após os deputados gritarem o nome correto e André continuar errando, ele pôde continuar e dizer a frase que gerou toda a confusão: “Ai do povo que precisa de heróis”.

continua após a publicidade

A sessão extraordinária foi convocada para decidir se Jorge Picciani (presidente da Alerj), Paulo Melo e Edson Albertassi, todos deputados estaduais pelo PMDB, deveriam permanecer presos ou serem soltos. Eles tiveram prisão pedida no dia anterior dentro da Operação Cadeia Velha e foram soltos por seus companheiros da Casa.