politica

Em Curitiba, Moro defende ‘fortalecimento’ das polícias que investigam

O ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) defendeu nesta segunda-feira, 16, o fortalecimento das Polícias Judiciárias – unidades que detêm atribuição constitucional para investigar crimes. Em Curitiba, para uma plateia formada em sua maioria por delegados federais e civis, Moro participou da abertura da 5.ª Edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias.

Ele apontou o melhor caminho, segundo sua avaliação, para reforçar e estimular as polícias de investigação. “Para tanto precisamos de mais recursos humanos, recursos tecnológicos, recursos financeiros, mas também treinamento.”

Logo cedo, antes do evento, Moro postou em sua página no Twitter, que tem quase 1,5 milhão de seguidores. “O Ministério da Justiça tem como uma de suas metas fortalecer as Polícias judiciárias, inclusive as estaduais e a distrital.”

Já em Curitiba, o ministro fez um “cumprimento todo especial” para o delegado Paulo Lacerda, diretor-geral da Polícia Federal no primeiro governo Lula. “Uma lenda dentro da PF”, definiu Moro. “Durante a gestão Paulo Lacerda, a Polícia Federal deu um grande salto de qualidade, de independência, de atuação destacada.”

O ministro falou sobre estratégias de enfrentamento ao crime organizado e ao crime de corrupção.

“No que se refere ao crime organizado e à grande corrupção a minha compreensão é que as estratégias (de combate) são relativamente similares. Há diferenças pontuais, mas são duas espécies de atividades criminosas complexas.”

Voltar ao topo