Anistia pra Caixa Dois

Em carta aberta, Moro mostra indignação com a Câmara dos Deputados

Foto: Pedro Serapio/Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto: Pedro Serapio/Arquivo/Tribuna do Paraná

Em uma nota enviada à imprensa na quinta-feira (24), o juiz Sérgio Moro criticou a articulação dos deputados federais que tentam inserir no projeto de lei das Dez Medidas Contra a Corrupção uma emenda que possibilite a anistia a atos de caixa dois eleitoral cometidos no passado.

E alertou que se preocupa com a possibilidade de que, além de anistiar o caixa 2, possam ser criadas brechas para haver o perdão dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

No texto, o magistrado responsável pela Operação Lava Jato disse que, diante das notícias de que a Câmara considera aprovar esse dispositivo, ele sente-se obrigado a manifestar-se em público.

“Desprezo à lei”

“Toda anistia é questionável, pois estimula o desprezo à lei gera desconfiança. Então, deve ser prévia e amplamente discutida com população e deve ser objeto de intensa deliberação parlamentar”, afirmou o juiz. Moro diz que anistiar condutas de corrupção e de lavagem impactaria as investigações e os processos já julgados pela Lava Jato e também prejudicaria o Estado de Direito e a democracia Brasileira.

“Preocupa, em especial, a possibilidade de que, a pretexto de anistiar doações eleitorais não registradas, sejam igualmente beneficiadas condutas de corrupção e de lavagem de dinheiro praticadas na forma de doações eleitorais, registradas ou não”, escreveu.

Leia a carta na integra:

10 MEDIDAS CARTA