Pré-candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Capitão Augusto(PR-SP) está divulgando pelo WhatsApp um vídeo em que aparece abraçado com Jair Bolsonaro para mostrar como o então colega de plenário o apoiava. Na gravação, feita antes da disputa eleitoral, Bolsonaro e Capitão Augusto se mostram bem próximos.

continua após a publicidade

“Pode ter certeza: se Deus quiser, nós chegaremos lá e, juntos, nós (…) vamos comandar o destino do nosso Brasil”, diz Bolsonaro no vídeo. Quando o presidente da República – à época, candidato do PSL – fala “nós”, o deputado o interrompe, sorridente, para completar: “os capitães”.

continua após a publicidade

Na última quarta-feira, 2, a bancada do PSL, partido do presidente, decidiu apoiar a recondução de Rodrigo Maia (RJ) ao comando da Câmara, após ter feitos várias críticas ao deputado do DEM.

continua após a publicidade

Pelo WhatsApp, Capitão Augusto divulgou antigas frases da deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) atacando Maia. “(…) É o pior presidente da Câmara que a gente já teve nos últimos tempos. Maia é pior do que o PT, Maia está fazendo o jogo do PT, está junto com o PT e fazendo de tudo para simplesmente ganhar a eleição”, disse Joice no passado.

Na negociação do PSL para o apoio a Maia, o partido está de olho em posições estratégicas na Câmara, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Finanças e Tributação. No último dia 2, Joice assegurou que todas as resistências internas a Rodrigo “caíram por terra”.

“É incrível como alguns cargos fazem as pessoas mudarem de opinião rapidinho. Para quem pregava a moralização política e renovação na Câmara, está começando muito mal”, provocou Capitão Augusto, em mensagem também divulgada pelo WhatsApp.

As articulações de Maia para obter o aval do PSL irritaram partidos do Centrão, como o PP e o próprio PR de Capitão Augusto. O PP avalia que andou algumas casas para trás nesse jogo e planeja lançar a candidatura de Arthur Lira (AL), líder do partido, à presidência da Câmara.

O PR, por sua vez, tende a participar do bloco formado por Maia para garantir espaço na Mesa Diretora. Integrantes do partido que não apoiam Capitão Augusto – lançado como candidato avulso – observam, porém, que, como o voto é secreto, Maia pode enfrentar traições na hora H. Por esse diagnóstico, o beneficiado seria Fábio Ramalho (MG), atual vice-presidente da Câmara e adversário de Maia na disputa.